Qual a diferença de relógio à prova d’água e resistente à água?

Qual a diferença de relógio à prova d’água e resistente à água?
Qual a diferença de relógio à prova d’água e resistente à água?

É bastante comum hoje em dia ver a sigla ATM nos relógios, desde os modelos mais simples até os mais sofisticados. Mas está sigla acompanha geralmente um número em geral pode ser 3, 5, 10, 20 ou até 30 ATM.

Pode ser que em alguns modelos de relógios não tenha a sigla, mas pode estar descrito a atmosfera de outra maneira. Por exemplo: 30M, 50m, 100m etc.

O que é ATM?

Primeiramente, a sigla ATM significa pressão atmosférica e refere-se a uma unidade de pressão. Esta unidade é reconhecida, mas não recomendada, por não pertencer ao Sistema Internacional de Unidades (SI).

Apesar desta recomendação, a persistência na utilização desta unidade advém da facilidade de conversão para metros de coluna de água (1 atm = ~10 m de coluna de água) pelo que em canalizações, máquinas hidráulicas e em aplicações relacionadas com o mergulho e à sua fisiologia.

Tabela de resistência a água

Antes de falar a diferença do relógio à prova d’água e do resistente a água, vamos dar uma olhada na tabela abaixo para entender melhor.

Tabela de resistência à água em relógios
Foto: Solary Joias

Note que coluna vertical ATM ou Metragem mostra a quantidade de atmosferas que existem na atualidade.

E as as demais colunas, mostram situações que geralmente as pessoas se expõem e se é resistente a essas situações ou não.

Relógio à prova d’água X resistente à água

Agora que já entendemos as diferenças atmosféricas de cada relógio, vamos ver a diferença do relógio à prova d’água e do resistente à água.

Relógio à prova d’água

O relógio à prova d’água ele pode ser exposto às mais diversas situações e ainda assim, não sofrer nenhum dano. Isso ocorre, porque ele possui uma boa vedação.

Os relógios à prova d’água podem ser considerados a partir do 10 ATM, mas com algumas restrições:

  • O relógio com 10 ATM pode ser usado para natação.
  • O relógio com 20 ATM pode ser usado para natação e mergulho não profissional
  • O relógio com 30 ATM pode ser usado para natação, mergulho simples e mergulho profissional.

É bom ressaltar, que quando expor seu relógio a água salgada, é imprescindível var ele imediatamente após sair da água. Pois a água salgada pode danificar seu relógio à prova d água. Lave-o em água corrente e depois seque-o.

Relógio resistente à água

O relógio resistente à água não pode ser exposto a tantas situações. Esses modelos são mais usados no dia a dia, pois não se expõem a situações que podem danificá-lo.

Os relógios resistente à água são os de 3 e 5 ATM. Suas restrições são:

  • O relógio com 3 ATM pode sofrer respingos, chuvas e ser usado ao lavar o carro.
  • O relógio com 5 ATM pode sofrer respingos, chuvas e ser usado ao lavar o carro.

Pode ter algumas variações!

Como existem diversos fabricantes de relógios, pode ser que alguns modelos possam ter a mesma quantidade de ATM, mas um pode ficar exposto a certa situação e outro não.

Por isso, o ideal antes de se comprar um relógio, é conversar com um vendedor que entenda do assunto e verificar as informações do relógio no manual ou ainda, no site oficial do fabricante.

Faça manutenções sempre!

Quando compramos algo de valor agregado, queremos que esse bem dure o máximo de tempo possível.Ao investir em um relógio de qualidade, certamente você pensará exatamente assim!

Portanto, sempre que observar que seu relógio está diferente de quando você o comprou, entre em contato com o fabricante e leve-o até ele para realizar as manutenções necessária.

 

(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Atmosfera_(unidade))

Deixe um comentário

Quanto é? 28 − = 22