Backbone: O que é no mundo da telecomunicação?

Backbone: O que é no mundo da telecomunicação?
Backbone: O que é no mundo da telecomunicação?

O backbone (em português espinha dorsal) também chamado de rede de transporte é um dos cabos principais dos sistemas de rede pelo mundo todo.

Assim como nossa espinha dorsal tem uma grande importância em nosso corpo por ser ligado a praticamente todo o corpo, é um cabo muito importante para as grandes e pequenas empresas de telecomunicações, porque a partir dele são feitos fusões em CEO (Caixa de Emenda Óptica) e outros cabos e por sua vez eles alimentam as CTO (Caixa de Terminação Óptica).

Os operadores de telecomunicações mantêm sistemas internos de elevadíssimo desempenho para comutar os diferentes tipos e fluxos de dados (voz, imagem, texto, etc). Na Internet, numa rede de escala planetária, podem-se encontrar hierarquicamente divididos, vários backbones: os de ligação intercontinental, que derivam nos backbones internacionais, que por sua vez derivam nos backbones nacionais. Neste nível encontram-se, tipicamente, várias empresas que exploram o acesso à telecomunicação — são, portanto, consideradas a periferia do backbone nacional.

Primeiro Backbone em uso no Brasil

O primeiro backbone do Brasil entrou em operação em 1992[1] — Fase I: de 1991 a 1993 (montagem) — no ambiente acadêmico, fruto de um projeto que se iniciou pouco antes pelas mãos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Na época, interligava dez capitais brasileiras e o Distrito Federal, com capacidade de 64 kbps.

Qual é a função do Backbone

O cabo de espinha dorsal é o responsável pelo envio e recebimento dos dados entre diferentes localidades, dentro ou fora de um país. Essa grande espinha dorsal é dividida em partes menores com a finalidade de impedir que o tráfego e a transmissão de dados sejam lentos. No entanto, por continuar a ser a rede principal, o cabo principal faz a conexão de todas as redes menores, sendo possível, então, acessar qualquer rede por meio dele.

Ao enviar um email, o usuário na verdade está enviando dados de uma rede local para o backbone, que depois encaminha a outra rede local até que a mensagem chegue ao destino. Ao acessar um site, o procedimento acontece similarmente, onde o tráfego de informações passa necessariamente pelo backbone antes de chegar à rede local do usuário.

Protocolos usados

Dos protocolos tipicamente utilizados destacaram-se o ATM e Frame Relay, e em termos de hardware, a fibra óptica e a comunicação sem fios, como transferências por micro-ondas ou laser.

Atualmente, a principal tecnologia usada nas redes de transporte é a SONET / SDH , embora outras tecnologias, como a Carrier Ethernet, estejam a ser investigadas.

Instalação dos cabos de fibra ótica – Backbone

Este vídeo é parte de um documentário da Discovery que demonstra o que são e como funciona a instalação dos cabos de fibra ótica que formam o backbone (espinha dorçal) da Internet.

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Backbone

https://canaltech.com.br/telecom/o-que-e-backbone/

 

Deixe um comentário

Quanto é? − 1 = 2